quarta-feira, 1 de junho de 2011

O sistema penitenciário brasileiro é um depósito humano?


(Aline Adrião)



Não há como negar, que o sistema carcerário está falido, é uma crise histórica do sistema penitenciário que para muitos atingiu sua completa falência. A situação penitenciária no Brasil chegou a um grau de vergonha internacional; é de grande importância desenvolver novas políticas criminais eficientes, pois as que estão vigorando são fracassadas. E é claro que Dilma tem programas de governo para não demonstrar mentiras, ódio, preconceitos e tudo mais.

A causa de tanta desigualdade dentro das prisões brasileiras é muito simples: faltam recursos para oferecer dignidade aos detentos, seja por meio de melhores condições de saúde, higiene e espaço dentro das instalações. As prisões brasileiras encontram-se amarrotada, sem as mínimas condições dignas de vida, contribuindo ainda mais para desenvolver o caráter violento do indivíduo. Os serviços penitenciários são geralmente pensados em relação aos homens, não havendo assistência específica para as mulheres grávidas, por exemplo. E nem se fale naquele famoso ditado: mente vazia é a oficina do diabo” :P

Talvez fosse uma boa idéia: Jogar uma bomba, explodir, aniquilar, fazer desaparecer do planeta o que não presta! Arrancar todos os dedos, para quando fosse visto na rua sabermos que é assaltante... Argola e corrente nas canelas e fazer estrada de ferro nesse país. Assim deixaríamos de ter depósitos humanos, uma “lixeira social” que temos atualmente.

Até compreendo a sociedade que é a vítima da violência, mas quanto aos juízes, temos uma parcela do poder judiciário que só se preocupa em receber dinheiro no fim do mês.

Nenhum comentário: