quinta-feira, 5 de maio de 2011

Co-co-como assim? – (gaguejei). Só 10% de Mulheres na Política Brasileira?



(05/05/2011 - Aline Adrião)

A vitória da Presidente Dilma Rousseff pode incentivar a participação das mulheres no Governo, já que, até o momento, elas ainda são a minoria. A pequena representação feminina na política no Brasil corresponde a menos de 10%, talvez pelo fato de existirem mulheres que gostam de mexer com a política, mas pelo fato de muitas serem julgadas, elas não tem muitas chances para concorrer com os homens. (Mas cada vez que acontece, morro de rir dos homens machões que comem na mão da esposa e se calam, é eu sei que isso é difícil de encontrar... rs). De fato, são poucas mulheres que tem interesse em política em comparação aos homens, então talvez isso influencie sim. Elas próprias preferem votar em homens, mais que em mulheres e sempre recebeu a educação orientando-a de que a política é "coisa de homem".

Um Governo de maioria masculina reflete toda a Sociedade, onde o homem ainda é o patriarca “culturalmente”. Isso significa que o Poder dentro de uma família ainda é exercido exclusivamente por homens, apesar do “Brasil ser de maioria mulheres”.
Quanto tempo ainda teremos que esperar as mulheres se pronunciarem e Assumirem definitivamente o espaço que lhes esta reservado na Democracia? Quando? A ausência feminina no Legislativo, no Executivo e no Judiciário reflete que o Brasil é machista ou isto é falta de interesse das próprias, e muitas não adquiriram confiança em si mesmas para alcançar o Governo. Aproveitando digo que: A mulher tem importância na Política sim como em qualquer profissão, pois ela é tão competente e tão inteligente quanto os homens.

É evidente que alguém sem carisma, sem história de luta, que nunca se interessou pelas causas do povo, que nunca se dedicou a um trabalho social, alguém sem perfil de liderança, “Mai nuunnca” será uma mulher da política que tanto precisamos, é preciso ser verdadeira, para que seja aceita. Tem que ser mais que homem, precisam ter o cuidado em dar bons exemplos para o Brasil. Afinal não é a aparência que conta, mas sim o conteúdo. É claro que a beleza, o estilo, o carisma, contam muito e sempre ajudam no marketing, logo depois vem as qualidades interiores.

O mundo é machista nesse ponto de vista ainda, mas um dia irá melhorar!
Pois até a Bíblia é machista: tudo é "o homem”... rs estou brincando gente! =D